Nada que já não estava Escrito. Mas se não conhecer a Palavra...


Os escândalos da igreja evangélica - algumas reflexões

Os escândalos de pastores, teólogos e igrejas que aparecem hoje em dia na televisão, nos jornais e revistas nos assustam e deixam pensativos: O que está acontecendo com a igreja?

Ficamos assustados com o que vemos. Ficamos tristes com estas histórias e situações que nos envergonham.
Mas isto não deveria nos assustar, pois a própria Bíblia já declarava há mais de dois mil anos em suas páginas que tudo isto aconteceria.

Mas examinado alguns textos aprendemos algumas coisas:

1) Os homens que operam milagres não são necessariamente pessoas que conhecem a Deus.
No final do Sermão do Monte Jesus disse: "Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu. Muitos naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado, em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim todos vós que praticais a iniquidade"
Mateus 7.21-23

2) Os homens que fazem parte do corpo de Cristo surgem ensinando heresias.
Em sua despedida dos líderes da igreja de Éfeso, Paulo disse: "Eu sei que depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes que não pouparão o rebanho. E que dentre vós mesmos se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás dele" Atos 20.29-30

3) Os homens que procuram ouvir aquilo que agrada ao seu enganoso coração.
Mais tarde Paulo escreveu a Timóteo relembrando ao seu amado discípulo de algumas características dos últimos dias: "Pois haverá tempo em que não suportarão a são doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvido à verdade, entregando-se a fábulas." II Timóteo 4.3-4

4) Os homens que usam o evangelho como forma de promoção pessoal.
Pedro também queria alertar aos seus leitores sobre algumas características de alguns líderes: "Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." II Pedro 2.1-3

Portanto, o que vemos hoje em dia, tanto aqui como no mundo inteiro, não deveriam nos assustar, mas levar a uma honesta reflexão sobre quais ministérios e pessoas nós aprovamos, apreciamos, apoiamos e buscamos. Deveríamos pensar qual o papel da igreja e o que temos feito, ou deixado de fazer para o cumprimento deste papel.

Estes escândalos não são novidades para Deus, nem mesmo para os primeiros líderes da igreja.
Devemos olhar para as nossas vidas e ministérios, e avaliar com humildade até que ponto não podemos cair nos mesmos erros, como Paulo mesmo nos alertou: "Aquele que pensa estar em pé, veja que não caia." I Coríntios 10.12

Não desanime, mas não seja conivente!
Não pare, mas não fique junto!

É o que ensina a Palavra de Deus!

II Coríntios 6.3 não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja desqualificado.

I Coríntios 5.11 O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão e promove escândalos. Com gente assim vocês não devem nem comer uma refeição.

Um comentário:

  1. Bispo Serol!

    Este vou postar no Genizah. Links para cá, claro.

    Paz e o Bem.

    Danilo

    ResponderExcluir