Os três inimigos da Cruz


Filipenses 3.2,3 Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão! Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.

Paulo nos adverte de três inimigos da Cruz e da Graça de Deus, e pede para que haja cuidado e prevenção contra os cães, os maus obreiros e os da falsa circuncisão.

Em primeiro lugar os cães têm algumas características, alguns gostam de proteger as pessoas e propriedades, mas se não obedecerem aos seus donos, se tornam perigosos.

Paulo nos diz para termos cuidados até com pessoas que na Igreja, aparentemente gostam de proteger, mas não são obedientes ao Senhor, e como característica sempre voltam à estaca zero em suas motivações.

II Pedro 2.22 Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito.

Como diz Pedro, sempre voltam ao fruto das suas entranhas.Outra característica é a busca de alimento, e só isso, e nesta fome, não valorizam a comida recebida.

Mateus 7.6 Não deis aos cães o que é santo ...

E assim sendo sempre se manifesta a rebeldia, que para o Senhor é como pecado de feitiçaria.

Apocalipse 22.15 Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

Em segundo lugar temos os maus obreiros, que podem ser identificados com aqueles que trabalham na obra de Deus, mas com motivações erradas, buscam ser reconhecidos pelos homens.

Lucas 17.10 Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.

Por mais que façamos a obra, devemos entender o que disse Jesus, que sempre estaremos em falta, e fazer a obra não é mérito, para recebermos honra humana, e sim beneficio para as nossas vidas.

E em terceiro lugar devemos ter cuidado com aqueles da falsa circuncisão, que mostram só aparência, e se mostram limpos por fora e na verdade estão sujos no interior.

Romanos 2.29 Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.

Limpos de coração. Esta é a circuncisão buscada por Deus!Esses são os três inimigos da Cruz e da Graça de Jesus, acautelai-vos deles!


"O cão late quando seu dono é atacado. Eu seria um covarde se visse a verdade divina ser atacada e continuasse em silêncio, sem dizer nada."
João Calvino

Nenhum comentário:

Postar um comentário