Investir em pedras ou pessoas ?


Não perceberam ainda que o templo somos nós! Precisa investir em pessoas e não em pedras!

Os cristãos primitivos tinham templos? O Templo de Jerusalém era um templo cristão? Obviamente que não.

Os cristãos, até ao quarto século, reuniam-se em casas particulares, como podemos verificar em múltiplas passagens. Por exemplo, em Romanos 16.5 e I Coríntios 16.19.

Mais tarde, chegaram a reunir-se em catacumbas, refugiando-se das ferozes perseguições de que foram alvo. Também se juntavam nas sinagogas e no Templo de Jerusalém, mas esses não eram os seus espaços. Esses espaços pertenciam aos judeus.

Frequentavam para dar testemunho do Cristo aos israelitas, procurando evangelizá-los.

Afinal Deus não habita em templos feitos pelas mãos dos homens (Atos 7.48-50, Atos l7.24). Jesus afirmou categoricamente que o local de adoração não é nem em Jerusalém (Templo judaico) nem em Samaria. Nem num monte nem no outro, pois Deus é espírito e o importante é que o adoremos em espírito e em verdade (João 4.20-24), seja onde for.

Quando Jesus expirou na cruz, o véu do Templo rasgou-se de alto a baixo (Marcos 15.38) e, cerca de 40 anos depois, toda a cidade de Jerusalém foi destruída (Lucas 19.43,44), incluindo o próprio Templo, do qual resta apenas o muro das lamentações, como se sabe.

Templo de Deus é Jesus, disse-o Ele: Destruam este templo e em três dias o reedificarei! – referindo-se ao Seu Corpo.(João 2.19-21) . Templo de Deus somos nós: Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós...? (I Coríntios 3.16,17; I Coríntios 6.19)

Templos vivos, casas de Deus vivas, glorificando ao Senhor por onde andarem.
Isso sim. Esses são os maiores, os mais importantes de todos os templos no Novo Testamento.

Vidas dedicadas ao Senhor, espelhando o amor de Cristo, manifestando a Sua Obra através de obras, ao serviço a Deus na pessoa do próximo.

Mas quando se vai à igreja, dominicalmente, cumprir apenas um dever religioso, descarregar a consciência, ouvir a pregação e entregar o dízimo (nem sempre de coração, às vezes por coação), que cristianismo é esse afinal? E os doentes, e os pobres, e os encarcerados, e os idosos, e as crianças? Pensa-se neles, dá-se atenção, carinho, auxílio?

Na última página da Bíblia é dito da Nova Jerusalém (o céu): Nela não vi templo... (Apocalipse 21.22). Sem comentários…

Nenhum comentário:

Postar um comentário