Chibolete ou sibolete ?

Juízes 12.4 Ajuntou Jefté todos os homens de Gileade e pelejou contra Efraim; e os homens de Gileade feriram Efraim, porque este dissera: Fugitivos sois de Efraim, vós, gileaditas, que morais no meio de Efraim e Manassés. 5 Porém os gileaditas tomaram os vaus do Jordão que conduzem a Efraim; de sorte que, quando qualquer fugitivo de Efraim dizia: Quero passar; então, os homens de Gileade lhe perguntavam: És tu efraimita? Se respondia: Não; 6 então, lhe tornavam: Dize, pois, chibolete; quando dizia sibolete, não podendo exprimir bem a palavra, então, pegavam dele e o matavam nos vaus do Jordão. E caíram de Efraim, naquele tempo, quarenta e dois mil.

Este texto é tremendo. Narra um episódio muito interessante e que reflete uma realidade em nossos dias atuais.

Os fugitivos da tribo de Efraim que desejavam evitar a guerra eram denunciados e entregues por eles mesmos a morte pela pronuncia da palavra “chibolete”. Eles não conseguiam pronunciar esta palavra(que significa espiga em hebraico) e diziam sibolete. E assim eram mortos ao fio da espada. E morreram 42 mil homens que não sabiam falar como os de Gileade queriam.

Hoje é bem comum encontrar muita gente doente dentro das igrejas que não suportam ouvir irmãos que falam diferente. Não suportam irmãos que não se enquadram a sua visão e com sua doutrina.

Tudo isto por um completo desconhecimento das Escrituras e principalmente por desconhecer Jesus.

Você pronuncia “chibolete” ou “sibolete”?
Para mim pouco importa!
Somos irmãos em Cristo e isto basta!
Ou será que não?

Conheço um grão da espiga que morreu por nós!
E nós somos todos frutos Dele!

João 12.24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.

Um comentário:

  1. Então bispo!!!!!

    Entendi perfeitamente a mensagem....mas é assim mesmo....até o próprio DEus eles não deixam entrar na Igreja, quem dirá nós que pensamos um pouco diferente.....
    Força bispão!!!!!!!

    mana Pri

    ResponderExcluir